terça-feira, novembro 13, 2007

POR ONDE ANDAVA ESTE BRAGA!

Duas equipas com estado de espírito diferente, o Braga vinha de uma semana atribulada, goleado em Matosinhos, espera da comitiva no Estádio AXA, contratação de Manuel Machado, os preços dos bilhetes para o jogo do Bayern. Perante este cenário estavam os adeptos bracarenses com grande expectativa para este jogo. Do lado contrário o Sporting que vinha de uma grande exibição contra a Roma para a Champions. Estavam ambas as equipas com vontade de fazer um grande jogo e indiscutivelmente o tentaram principalmente a do Sporting de Braga, grande exibição da equipa comandada por A. Caldas que teve grande responsabilidade na vitória da sua equipa.

Mudou o sistema de jogo, lição bem estudada e do 4-4-2 em Matosinhos, apresentou um elástico 4-2-3-1, com uma dinâmica de jogo notável, excelentemente interpretada pelos seus jogadores. A mudança radical que fez na sua equipa, com Rodriguez e Carlos Fernandes a dar uma maior solidez defensiva, no meio campo com uma primeira barreira formada por Brum e Frechaut, grande jogo de ambos coroado com um golo magnífico de Frechaut, mas foi com o turbilhão formado dai para a frente, que a equipa do Braga esfrangalhou o Sporting. Zé Manuel, Jorginho e Wender no apoio a Linz, deram água pela barba, a um meio campo do Sporting bastante macio e totalmente manietado nos seus movimentos, so a espaços J.Moutinho tentou mas era muito pouco. Desta vez o losangulo de Paulo Bento, não funcionou, muito por mérito principalmente de Jorginho que fez um jogo sensacional, mas não se pode deixar de dizer que houve demérito do Sporting, “não e verdade” o ditado diz “uma equipa so joga o que a outra deixa jogar”. O Sporting que se apresentou em Braga, a jogar no seu habitual sistema 4-4-2, foi impotente para contrariar a exibição que foi so a melhor que SCB fez esta época.

Bem tentou Paulo Bento na segunda parte, modificar o rendimento da sua equipa com a entrada de Purovic, arriscando mais no ataque. Logicamente que tinha de pagar os riscos da sua ousadia, ao retirar Ronny descurou o lado esquerdo da defesa. O lado direito do Braga e muito forte (João Pereira em grande tem sido dos jogadores do Braga que tem feito exibições mais sólidas) e os treinadores estão no banco para arriscar quando e preciso. E fácil criticar Paulo Bento, mas ele teria que fazer algo, o domínio do Braga era avassalador, o dia era dos jogadores da equipa da casa, dificilmente uma outra equipa qualquer sairia de Braga com outro resultado que não fosse a derrota. Isto para dizer que Paulo Bento, mesmo depois de voltar a reconstruir a sua defesa colocando no jogo outro defesa esquerdo, tentou contrariar o grande jogo da equipa do Braga, contudo não o conseguiu.

A equipa do Braga, essa sim, regressou aos patamares exibicionais que os seus adeptos estavam habituados, assim como os bons adeptos de futebol. Resumindo, ganhou a melhor equipa, não por demérito da outra mas porque tudo fez por isso. Tendo feito um grande jogo, com uma entrega total dos seus jogadores, seria despropositado evidenciar algum jogador, a equipa do SCBraga foi um todo. Grande espectáculo de futebol, uma envolvente sensacional principalmente, pelos adeptos Bracarenses que estavam carentes de grandes exibições da sua equipa, desde o primeiro minuto ate ao apito final do árbitro, nunca se cansaram de dar o seu apoio aos jogadores.

Uma palavra de apreço para A. Caldas, que vai entregar a Manuel Machado, uma equipa com a moral em alta. Manuel Machado, o novo treinador, vai ter 15 dias para se ambientar, conhecer os jogadores e o seu novo clube. A tarefa não vai ser fácil, mas que consiga os seus objectivos, os bons resultados, a história recente do seu actual clube bem o merece, por tudo que tem feito.

Texto: P. Carvalho (colaborador do blog para o futebol)

Sem comentários: