terça-feira, dezembro 04, 2007

SCBraga 2-1 Maritimo: Arrancado a ferros

Um jogo com duas fases distintas, antes e depois da expulsão de Makukula. Antes, o Marítimo foi sempre superior ao Braga, entrou muito melhor, fez uma leitura do jogo espectacular, estudou muito bem a equipa de Manuel Machado, apresentou-se olhos nos olhos com a equipa da casa e, com o particular de não pensar que João Pinto está velho, colocou Wénio a marcá-lo a todo o terreno matando à nascença a ousadia do Braga jogar com uma equipa totalmente ofensiva já que, manietando o seu jogador mais criativo, criou grandes problemas pois João Pinto muito dificilmente conseguiu fugir da marcação.

Mais complicado ficou quando Zé Manel se lesionou obrigando M. Machado a fazer a primeira substituição fazendo entrar Jailson, que não entrou bem no jogo confirmando, assim, que não se encontra a passar por uma boa fase. O resultado de 0 a 0 acabava por ser lisonjeiro para a equipa da casa ao intervalo.O recomeço da segunda parte foi a repetição do jogo com o Bayern. O Marítimo entrou a ganhar, com um golo de Makukula, aproveitando uma distracção geral da equipa do Braga, incluindo o seu guarda-redes, que mais uma vez deu um golo de avanço. Manuel Machado mexeu na sua equipa, e bem, pois fez uma leitura do jogo espectacular substituindo Madrid por Jorginho tendo o Braga melhorado a olhos vistos.

Na sequência desta mexida na equipa aconteceu o golo do empate por intermédio de Wender. Mas seria a expulsão de Makukula que virou totalmente o jogo. O Marítimo encolheu-se, começou a haver mais espaços e Wénio começou a não ter pernas para acompanhar João Pinto que agarrou no jogo e, a partir daí só deu Braga, com os seus centros telecomandados, começou a criar grandes sobressaltos na defesa do Marítimo. Grande resposta em termos físicos até parece que não tinham jogado a meio de semana. Já a equipa da Madeira, jogando com menos um, nunca mais saiu do seu meio campo tentando assegurar o empate e, assim, conquistar um pontinho. Contudo a avalanche atacante do Braga era avassaladora e, já no período de descontos um canto apontado milimétricamente pelo inevitável João Pinto, Linz, como já nos habituou, apareceu a fazer o que melhor sabe marcar o golo da vitória.

A divisão de pontos seria o resultado mais justo mas os madeirenses só se podem queixar deles próprios. Foram uma equipa bastante indisciplinada sendo a segunda vez que Makukula é expulso esta época apesar de, possivelmente, na altura em que foi ter sido mal ajuizado só que já antes merecia a punição, porque não pode ser tão impetuoso e agressivo no mau sentido.

P. Carvalho (Colaborador do blog para o futebol)
PCarvalho50@gmail.com

Sem comentários: