quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Voleibol Feminino: SCBraga 1-3 Leixões

A contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão - A1 feminino, o Sporting de Braga recebeu no pavilhão da Universidade do Minho a equipa do Leixões e foi batido por 3-1, com os parciais de 21-25, 20-25, 25-19 e 18-25.
O Leixões é um clube com longa e rica tradição na modalidade, com vários títulos nacionais conquistados, mas nestes últimos anos tem feito parte do grupo de equipas que lutam pela manutenção na A1. É portanto um dos concorrentes directos do Sporting de Braga na luta pela manutenção na divisão maior do voleibol português e antes deste encontro ocupava o 8º lugar na classificação, logo abaixo das bracarenses. Tal como o Sporting de Braga o Leixões apresenta esta época um conjunto de jogadoras muito jovens, todas portuguesas, provenientes da sua “cantera”.
Refira-se que o resultado deste jogo nada acrescentou na definição da tabela classificativa, já que a duas jornadas do final desta 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão - A1 feminino, estão praticamente definidas as 4 equipas que segundo o novo regulamento de provas da Federação Portuguesa de Voleibol, irão lutar pelo título nacional: Ribeirense, Trofa e Gueifães têm já um lugar assegurado no grupo dos 4 primeiros faltando apenas saber se o 4º lugar será ocupado pelo S. Tirso ou pelo Sports Madeira. No grupo dos 6 últimos estarão seguramente Belenenses, Câmara de Lobos, Sporting de Braga, Leixões, Clube K e S.Tirso ou Sports Madeira. Refira-se finalmente que outra novidade deste regulamento de provas é que as equipas entrarão todas para a 2ª fase com zero pontos e que as equipas da série dos primeiros jogarão a 4 voltas sempre em jornada dupla para apuramento das duas primeiras classificadas que em “play-off”à melhor de 3, discutirão o título nacional. As 6 equipas da série dos últimos jogarão normalmente a 2 voltas com o último classificado a cair para a A2.
Relativamente ao jogo em si, esperava-se que as bracarenses pudessem equilibrar todos os sets e discutir o resultado final do jogo, mas de facto, o 2º e 4º sets foram literalmente entregues pelas bracarenses, já que cometeram um número proibido de erros de serviço e sobretudo erros de ataque. Basta dizer que ao longo de todo o jogo as bracarenses falharam 12 serviços e 27 ataques para compreender que a vitória leixonense teve sem dúvida mérito, mas foi muito facilitada pelos muitos erros cometidos pelo Sporting de Braga. Sobretudo no 2º e 4º sets as leixonenses estiveram muito bem no bloco e limitaram-se a amealhar e agradecer os erros sucessivos que as bracarenses iam cometendo, apesar da recepção bracarense ter estado quase sempre em bom nível com a libero Vera Silva em bom plano neste sector do jogo.
O Sporting de Braga contra o Leixões apresentou a seguinte equipa: Bruna Rodrigues e Vera Silva (liberos); Marina Costa (3+) (distribuidora); Alexis Rodrigues (6+), Sara Barata (9+) e Bárbara Julião (centrais); Vânia Lages (7+) (oposta); Mariana Filipe (15+) e Mariana Falcão (20+) (pontas). No próximo domingo (6 de Fevereiro) pelas 16H00, o Sporting de Braga irá receber o Gueifães no pavilhão da Universidade do Minho, num jogo entre duas equipas que lutam por objectivos diferentes neste Campeonato A1.

Fonte: SCBraga Voleibol

Sem comentários: