quarta-feira, março 02, 2011

Voleibol Feminino: Leixões 1-3 SCBraga

Começou no último fim-de-semana, a 2ª fase do Campeonato Nacional da I Divisão A1, com as 10 equipas da 1ª fase, mediante a classificação obtida na 1ª, a serem divididas em 2 séries. Na série dos primeiros estão os 4 primeiros classificados da 1ª fase que irão lutar a partir de agora pelos 2 primeiros lugares, de modo a obterem o passaporte para o play-off final e para a posterior luta pelo título nacional. Integram esta série dos primeiros os conjuntos do Ribeirense (Açores), Académico da Trofa, Gueifães e Sports Madeira.
Na série dos últimos estão os conjuntos de Santo Tirso, Clube K (Açores), Leixões, Sporting de Braga, Câmara de Lobos (Madeira) e Belenenses que vão lutar pela fuga ao último lugar da classificação e à consequente despromoção para a A2.
Em Matosinhos, o Sporting de Braga estreou-se com uma vitória sobre o Leixões por 3-1, com os parciais de 25-23, 25-13, 21-25 e 30-28, amealhando assim os primeiros 3 pontos nesta 2ª fase. O encontro entre as duas equipas mais jovens deste Campeonato Nacional não foi de grande nível técnico, com ambas as equipas a cometerem muitos erros. No 1º e 2º sets o Sporting de Braga comandou sempre o resultado, conquistando vantagens confortáveis e gerindo cada um dos sets até ao final. Assentando o seu jogo num serviço agressivo, o Sporting de Braga colocou sempre dificuldades na recepção adversária e dificultou bastante a tarefa da distribuidora e o ataque leixonense facilitando pelo contrário as tarefas defensivas das bracarenses que mostraram nestes dois primeiros sets grande atitude e vontade de vencer. No 3º set, o Leixões arriscou bastante mais, sabendo que nova derrota neste set significaria a derrota no jogo. A recepção bracarense baixou em eficácia, assim como o “side-out” e o Leixões conseguiu comandar desta vez sempre o resultado até aos 25-21 finais. O set mais emotivo foi sem dúvida o 4º, com a vitória a sorrir às bracarenses por 30-28, apesar de neste set o Sporting de Braga se ter “dado ao luxo” de falhar 8 serviços. Apesar de neste set, ter claudicado no serviço, o Braga esteve excelente na recepção (78% de eficácia contra 58%), esteve muito bem no “side-out” (46% contra 25%) e muito bem ainda no ataque (28% contra 20%).
Destaque nas bracarenses para a exibição da central Sara Barata que para além de ser a melhor pontuadora, realizou um excelente jogo em termos de bloco e em termos de defesa.
Frente ao Leixões o Sporting Clube de Braga alinhou com: Mariana Filipe (12 pontos), Mariana Falcão (11 pontos), Vera Silva (libero), Bruna Rodrigues, Vânia Lages (6 pontos), Alexandra Rodrigues (12 pontos), Bárbara Julião (2 pontos), Sara Barata (13 pontos) e Marina Costa (2 pontos).
No próximo domingo, pelas 16H00, o Braga recebe o Belenenses, no pavilhão da Universidade do Minho num encontro que pode começar a definir a fuga ao último lugar da classificação.

Fonte: SCBraga Voleibol

Sem comentários: