terça-feira, março 08, 2011

Voleibol Feminino: SCBraga 3-1 Belenenses

No último fim-de-semana no pavilhão de Gualtar da Universidade do Minho a jovem equipa bracarense continuou a sua luta pela manutenção na divisão maior do voleibol português e derrotou o Belenenses por 3-1, averbando assim a segunda vitória nas 2 jornadas já disputadas desta 2ª fase do Campeonato Nacional da I Divisão - A1.
Lembramos que as 6 equipas que lutam pela manutenção partiram todas com zero pontos para o inicio desta 2ª fase e que a última classificada descerá à A2.
Assentando o seu jogo num serviço agressivo (12 “ases” conquistados), o Sporting de Braga colocou sempre dificuldades na recepção adversária e dificultou bastante a tarefa da distribuidora e o ataque do Belenenses. Apesar de também ter falhado 12 serviços durante todo o jogo, contra 9 do Belenenses, o serviço bracarense foi sempre melhorando de set para set e teve sempre maior eficácia que o serviço adversário muito por culpa do bom desempenho da recepção arsenalista e em especial da libero Vera Silva que realizou uma excelente exibição tanto a receber como a defender.
No 1º set o Braga comandou o resultado desde o inicio, esteve melhor e mais eficaz em todos os sectores do jogo e obteve uma vitória tranquila por 25-19. No 2º set assistiu-se a uma entrada forte por parte do Belenenses que ganhou uma vantagem inicial apreciável e determinante, já que as bracarenses só a partir do meio deste 2º set conseguiram reagir e voltar ao jogo. Vitória do Belenenses neste parcial por 25-20. Com o resultado empatado a 1-1, o técnico bracarense fez algumas alterações na estrutura da equipa, fez entrar Bárbara Julião como central e Alexis Rodrigues para oposta e a partir daqui o Braga venceu com facilidade o 3º set por 25-14 e conseguiu fechar o 4º set aos 25-21.
Foi uma vitória justa das bracarenses que como dissemos tiveram melhores eficácias em todos os sectores do jogo, inclusivamente no ataque e no “side-out”. A equipa do Belenenses apesar de ser uma equipa mais experiente e mais alta e possuir um maior potencial de ataque não conseguiu superiorizar-se nem no ataque nem no bloco, fruto do serviço agressivo bracarense.
A melhor pontuadora bracarense voltou a ser a central Sara Barata com 17 pontos conquistados, uma atleta que respira confiança e que está a atravessar um excelente momento de forma. Destaque ainda para a exibição da “libero” Vera Silva que neste ano de estreia na A1 e depois de ter ultrapassado completamente a lesão que a limitou durante meses, aparece agora como uma pedra fundamental desta equipa. Ainda em bom plano, quer a receber quer a atacar, estiveram as pontas Mariana Filipe e Mariana Falcão, duas jovens habitualmente convocadas para a Seleção Nacional Júnior e cuja evolução esta época, em termos de confiança, de coerência de jogo e de eficácia tem sido extremamente positiva.
Frente ao Belenenses o Sporting Clube de Braga alinhou com: Mariana Filipe (12 pontos), Mariana Falcão (12 pontos), Vera Silva (libero), Bruna Rodrigues (libero), Vânia Lages (4 pontos), Alexandra Rodrigues (9 pontos), Bárbara Julião (4 pontos), Sara Barata (17 pontos) e Marina Costa (2 pontos).
No próximo fim-de-semana, haverá jornada dupla no pavilhão de Gualtar da Universidade do Minho, com o Sporting de Braga a receber no sábado pelas 17H30, o Clube K dos Açores e no domingo pelas 16H00, o Câmara de Lobos da ilha da Madeira.

Fonte: SCBraga Voleibol

Sem comentários: